NÃO PARE NA CAMINHADA!

Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14:15

 Recuar, voltar atrás em meio à crise é típico do ser humano seja ele cristão ou não. A crise pode desorientar, tirar a fé, desanimar e sobretudo roubar nosso foco. Quando lemos a passagem bíblica no livro do Êxodo no capítulo 14 e no verso 3 diz que os filhos de Israel estavam confusos e embaraçados na terra, porque o deserto os cercou. Imagine um povo que já havia passado por tanta coisa, mais de 400 anos de escravidão e agora pela primeira vez eles experimentam o gostinho da liberdade até que se veem cercados novamente; o deserto, Faraó vindo com seu exército e a frente o mar, essa pressão deixou o povo confuso e embaraçado!

 O que você faz quando se sente confuso e embaraçado?

É uma boa pergunta! Qual a sua reação quando você está sendo pressionado por todos os lados? Quando algo acontece e frustra sua expectativa? Infelizmente nossa primeira reação nunca é boa, temos uma grande dificuldade em enfrentar pressões e geralmente enfrentamos de forma negativa, foi assim com o povo Hebreu! “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto”. Êxodo 14:11,12 Uma reação extremamente negativa e até inesperada visto que esse povo vivenciou a ação sobrenatural de Deus através das dez pragas enviadas contra o Egito para liberta-los. O problema é que pressão gera amnésia! Sim, uma amnésia temporária, que faz com que o indivíduo foque toda sua atenção no problema que vê a sua frente! Essa confusão mental em meio ao embaraço faz com que a pessoa enxergue somente o problema e nada mais, por isso nesses momentos precisamos aprender a ter a calma! Eu sei que não é fácil, calma é quase um superpoder em meio a pressão. Rsrsrsrs, mas é um exercício necessário!

Agindo de forma positiva!

Vou usar aqui aquela velha frase que não sei quem é o autor: “Quando você não sabe o que fazer, o melhor é não fazer nada!” Na verdade, prefiro alterar um pouco a frase e deixa-la assim: “Quando você não sabe o que fazer, o melhor é parar, orar e esperar Deus falar!” Creio que ela fica melhor assim! Manter a calma nos momentos de pressão é imprescindível para se tomar uma decisão racional e acertada. Não podemos nos deixar levar pela emoção, pois certamente faremos aquilo que o povo Hebreu fez, murmurar. E murmurar, reclamar não vai resolver o problema! Manter a calma pode te trazer esperança! Nos momentos de adversidade procure olhar para trás trazendo a sua memória aquilo que pode te trazer esperança! “Quero trazer a memória, o que pode me trazer esperança.” Lamentações 3:21 Procure olhar para trás, traga a sua lembrança o cuidado de Deus com sua vida até então. Lembre-se que o Deus que cuidou de você no passado é o mesmo que cuida no presente e continuará cuidando no futuro! O cuidado de Deus não se ausenta em meio a pressão, porém é necessário parar e se acalmar para perceber que Deus continua cuidando das nossas vidas quando atravessamos o vale da sombra da morte, ou quando passamos pelo fogo ou somos submergidos pelas águas. Deus não é bipolar e inconstante como o homem, ele é Fiel em todo tempo! Então, revista-se de esperança e espere com paciência o agir de Deus!

Uma resposta não esperada!

Nem sempre Deus nos dá a resposta que gostaríamos de ouvir! Imagino aquele povo cansado, frustrado, sobrecarregado de sentimentos desconfortantes esperando que Deus simplesmente envie do céu uma bola de fogo e destrua Faraó e seu exército, mas Deus na sua soberania coloca um povo diante de um novo desafio! “Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”. Êxodo 14:15,16. Aquele povo não aguentava mais desafios, eles queriam celebrar a saída do Egito, descansar livremente sem regras ou obrigações, eles não queriam marchar, muito menos em direção ao mar. Mas, Deus não facilita as coisas para os seus filhos ele sempre nos coloca diante de um novo desafio. Muitas pessoas param em meio as adversidades, se desviam da fé se esquecendo de todas as boas obras que Deus realizou em suas vidas. Deus estava ensinando ao povo que nem tudo na vida é fácil e que as grandes conquistas são alcançadas com muito esforço! Por vezes queremos fugir dos desafios que Deus coloca diante de nós fugindo e parando. A adversidade também produz isso, paralisia e por isso mesmo Deus enviou a palavra dizendo: Dize aos filhos de Israel que marchem; é interessante Deus chamá-los de filhos de Israel, quem era Israel se não Jacó aquele que lutou com Deus e prevaleceu? Deus queria que os filhos de Israel olhassem para trás e se lembrassem de Jacó e de sua perseverança a ponto de lutar com Deus por sua benção e prevalecer! Não podemos nos esquecer de que somos filhos, nossa paternidade precisa ser reafirmada no nosso coração nesses momentos! E sabendo quem é nosso Pai não vamos nos surpreender se ele nos colocar na hora da adversidade diante de um novo desafio. Um novo desafio quer dizer que certamente ele está nos preparando para um novo milagre! Parar para ouvir Deus falar não significa ficar paralisado, mas parar para avançar!

 

Sempre adiante!

A jornada cristã não é fácil, Jesus bem disse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33. Em meio às adversidades precisamos nos lembrar dessas palavras, ter bom ânimo no dia mal e não parar, mas avançar! Durante nossa jornada na terra seremos constantemente pressionados e desafiados, mas precisamos ter como meta nossa chegada ao céu. E chegar ao céu não é algo tão fácil, exige esforço, dedicação, fé, equilíbrio e muita, muita perseverança! Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. Mateus 11:12

Não pare, marche! Siga adiante sem olhar nem para direita nem para a esquerda, olhe para trás para buscar esperança e para o alvo que é Cristo! Imagine se o povo tivesse ficado parado com medo do mar, eles não veriam o milagre acontecer! Eles marcharam em direção as águas e por isso viveram o milagre. “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar”. Êxodo 14:21-23

Glória a Deus! Avance com fé certamente Deus te surpreenderá!

Grande abraço!

Pr. Daniel Moura

1 responder
  1. Thiago
    Thiago says:

    Essa passagem é muito interessante,não podemos parar nunca,as vezes em meios aos desafios queremos parar e voltar atrás,mas Deus nos pega pela mão e diz:Marche….

Deixe o seu comentário

É obrigatório inserir seu nome e email.
Não publicaremos ou usaremos seu email. Esta medida serve apenas para evitar spans nos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *